quinta-feira, 18 de junho de 2009

Começando..

O idioma alemão...


Primeiro de tudo, a língua alemã não é um bicho de 7 cabeças. Ela tem 8, ou 9..rs. Ok, vamos começar do início..
A língua alemã (deutsche Sprache) ou alemão (Deutsch) é uma língua indo-européia do grupo ocidental das línguas germânicas. A língua alemã é a língua com o maior número de falantes na União Européia.O alemão é falado principalmente na Alemanha, Áustria, Liechtenstein, na maior parte da Suíça, em Luxemburgo, na região italiana do Tirol Meridional, no voivodato polaco de Opole (Oppeln), em algumas comunas dos cantões orientais da Bélgica, em partes da Roménia e nas regiões francesas da Alsácia (Elsass) e Lorena (Lothringen).
Fonte: Wikipedia

Então, há uma média de 180 milhões de pessoas que falam alemão, das quais 105 milhões como língua materna.O alemão padrão é chamado de "Hoch Deutsch", porém existem diversos dialetos, alguns de difícil compreensão até mesmo para os alemães de outras regiões.Um desses dialetos é o bávaro, falado no sul da Alemanha, aqui onde moro. Se já ouvi alemães dizendo que tem dificuldade de entender o bávaro,vocês podem imaginar o que eu entendo quando alguém aqui começa com isso né...Patavinas.

Mas, por que aprender alemão? Bom, no meu caso, mais do que simplesmente por ser uma língua estrangeira e acrescentar no currículo, é uma questão de, podemos dizer, raízes. Acho que muita gente do sul do Brasil tem esse sentimento. Meus pais e avós ainda falam alemão,um dialeto, é claro, mas muito já se foi perdido, e a minha geração infelizmente não aprendeu. É claro, que como um dialeto, tem muitas diferenças do Hoch Deutsch e também, como foi sempre passado de pai pra filho, é uma mistura, muita regras gramaticais não são observadas etc. Minha oma ainda lê e escreve um pouco, porém a geração dos meus pais e tios, não,apenas falam e entendem. Mas hoje, eu vejo como uma grande pena que não aprendi quando criança, tudo bem, pode não ser o alemão "certinho", mas que ia me ajudar um bocado, isso ia. Porém, a gente tenta agora.
É bacana quando você começa a entender coisas e as conversas que antes seus parentes tinham e você e seus irmãos não entendiam bulhufas, agora fazem algum sentido pra você. Haha, eu vivencio isso hoje no Skype, ou quando telefono pra casa e falo em alemão com minha oma ou minha mãe..Mas é lógico que to a mil anos luz de falar alemão, por enquanto, só enrrolo e continuo na luta (que sinto que nunca terá realmente um fim) e festejo os pequenos progressos que obtenho.
Muitos dos meus amigos também tem origem alemã,e os parentes ainda falam o idioma, mas são poucos os que aprenderam. É triste isso, vamos começar uma revolução e ressucitar o alemão, haha :) Mas então, eu adoro a língua portuguesa e sou 100% brasileira, porém também acho a língua alemã muito bonita e já que herdamos um pouco disso, por que não desenvolver?
Beleza, primeiro é preciso lembrar que aprender uma língua estrangeira é um processo, então não é do dia pra noite que você vai falar, ou entender a conversa da sua oma com sua tia, por exemplo. E também, eu acho bem legal essas coisas de ser auto-didata, porém, acho vital frequentar um curso. A primeira vez que abri o meu primeiro livro de alemão, me desesperei. Mas com o tempo, e ajuda de profissionais mesmo,as coisas começam a clarear...

No alemão temos 3 níveis de aprendizado:
A - básico (Grundstufe), dividido em A1 e A2
B - intermediário (Mittelstufe), dividido em B1 e B2
C - avançado (Oberstufe), dividido em C1 e C2

Normalmente nos cursos de alemão, é dedicado um semestre pra cada nível, então, um semestre pro A1, um pro A2 e assim por diante..Também, claro,tem cursos intensivos, que são uma mão na roda. Acho importante que essa sequencia seja respeitada. Não adianta querer pular níveis pra ir mais rápido, o aprendizado é um processo, demora mesmo, a gente precisa de tempo pra assimilar. Eu fiz o Grundstufe no Brasil, em curso normal e também com professor particular, e aqui na Alemanha, num teste que fiz, resultou que eu poderia frequentar o B2, beleza, mas a gramática me falta, então agora depois de fazer o B2, decidi retornar e fazer o B1, pra me trazer mais segurança.
Em Joinville, fiz curso no Instituto Brasil-Alemanha, http://www.icbajoinville.com.br, recomendo muito, gostei bastante, tem qualidade,professores capacitados e o preço não é exorbitante. Fone: 3422-8179. Fiz um semestre de curso normal, e depois aulas particulares com a Monica,que é uma excelente professora. Como eu tinha que aprender o máximo possível em pouco tempo, já que viria pra cá, optei por isso e não me arrependo.
Ok, é preciso muita força de vontade e determinação, mas não acho que precise ter "talento" pra aprender alemão, qualquer um pode aprender,com menos ou mais dificuldade, é claro, como em qualquer área. Recomendo, começar já com o espírito alemão e criar uma rotina de estudo, sempre um pouquinho...

- Livro: No ICBA, usei os livros da série "Studio D", da Cornelsen, gostei bastante mesmo. Creio que eles ainda usam esse material. Outra série bem legal, é a "Berliner Platz", da Langenscheidt.

Material auxiliar:

* Um bom dicionário é super importante. Aconselho investir um pouquinho e comprar um da Langenscheidt (aqueles amarelinhos), sim,custam bem mais caro que um Michaelis por exemplo, mas com o tempo você vê que o Michaelis não atende mais suas necessidades e que valeu a pena ter gasto a grana no Langenscheidt. Experiência própria. Também tem vários outros, mas como só conheço esses dois, não vou dar pitaco nos demais...O que eu tenho é esse aqui ó> http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?isbn=9783468112737&sid=71425011011618579009464625. Inclusive, comprei por esse site mesmo, recomendo. Caro sim, mas vale a pena.Coisas que um bom dicionário tem que trazer, na minha opinião, além obviamente do significado das palavras, também o artigo (MUITO importante), a forma no plural,a pronúncia, exemplos de uso...Isso tudo esse dicionário traz, só peca por não trazer as formas dos verbos no Pretérito e no Perfekt, mas um pouquinho mais pra frente você compra o dicionário alemão-alemão, dai traz :)

* Uma boa gramática também é legal ter, pra na medida que você ir aprendendo, ter onde consultar, fazer exercícios extras etc. Eu não tive uma gramática no início, e acho que isso faltou sim, tinha só dessas pequenininhas, resumidas, de qualquer forma, ajudou. Depois, achei (eu não, minha irmã), uma Gramática no Sebo da minha cidade, que custou a bagatela de 15 reais. É essa aqui http://shopping.uol.com.br/livro-gramatica-essencial-do-alemao-monika-reimann_120957.html. Tá custando 95 conto! Bom, não gostei muuito não, mas tem gente que adora, então, vai de cada um. Infelizmente não posso recomendar outra com escrita em português porque não tive, mas recentemente comprei uma aqui que gostei bastante, bem explicativa. É tudo em alemão, mas daí você já treina:http://www.amazon.de/Lehr-%C3%9Cbungsbuch-deutschen-Grammatik-Neubearbeitung/dp/3190072558, tá, eu AINDA não achei um site que vende aí no Brasil, mas também não procurei direito, então, quando eu achar, eu posto.

* Dedicação, força de vontade, persistência...Fundamentais.

Quando eu me sinto desanimada, e parece que não entendo bulhufas de nada, respiro fundo e lembro que até mesmo os alemães acham a língua deles complicada!! Sim, e já ouvi isso de vários alemães, então não é lenda não. Ah, e quem disse que português é fácil? (lembrando que eu não tô por dentro dasnovas regras ortográficas, ainda).
Na internet tem bastante material sobre alemão,exercícios, muita coisa mesmo, assim que possível, vou colocar alguns links bacanas.
Por hoje é isso...

auf Wiedersehen,

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

BlogBlogs.Com.Br