segunda-feira, 22 de junho de 2009

Au-pair : a decisão de ser

Então, uma vez informado (a) sobre o programa au-pair, é hora de começar a trilhar o caminho...Primeiro é preciso saber se é isso mesmo que você quer e ir se preparando psicologicamente para as mudanças. (sim, terão muitas). Tem que pesar os prós e contras, decidir-se. Faça tudo sem pressa, a Alemanha não vai sair do lugar (eu dizia isso pra mim mesma quando queria arrumar minhas malas e vir correndo), estude alemão primeiro (quanto mais você estudar no Brasil, mais preparado virá e aproveitará mais, me arrependo de não ter estudado mais), se possível junte grana (o salário é curto e as possibilidades de viajar imensas), acerte suas coisas no Brasil (faculdade, trabalho, cursos etc) e LOS!

Demorou um ano até eu estar em solo alemão. Tive a oportunidade de vir antes, tava super empolgada, mas meu pais cortaram meu barato. Hoje agradeço por isso, eu ia me lascar se tivesse vindo tão despreparada.
Saudades, ô palavrinha que dói! Aqui é chamado de "Heimweh", ou seja, saudades de casa. Mas garanto que com o tempo a dor diminui. Nas primeiras semanas é choradeira, depois você se acostuma. Demora um tempo até você se adaptar, o negócio é aguentar firme. Ninguém vem de tão longe pra desistir tão fácil. As pessoas que amam você continuaram lá, te esperando! ( eu não vejo a hora de chegar naquele aeroporto de Curitiba e ver minha família).
Pesquise bastante sobre o que te interessa. Lugares que quer visitar, a cidade que vai morar, transporte etc. Assim, quando chegar não estará tão perdido. Anote tudo, será útil no futuro. (nem quem seja pra dar risada das idéias que você tinha).


Meu primeiro final-de-semana em Munique.

No sábado ia encontrar uma amiga que morava aqui, nosso encontro seria no centro. Beleza. Olhei o caminho no Google Maps. Na estação de trem perto de onde eu morava só passava uma linha de trem, sentido centro e sentido contrário. Sem erros.

Cheguei lá,perguntei sobre o MC Donalds (nosso ponto de encontro), tudo certo. Foi bem legal. A cidade tava num agito por causa da Oktoberfest, trens lotados, polícia, muvuca geral..

Na volta, peguei o trem bonitinha (lotado, por sinal), cheguei na estação de Freimann. Ótimo. Agora é só caminhar até em casa.O caminho não era tão perto assim, uns 15, 20 min. a pé.

Misteriosamente saí pelo lado que não devia (obviamente), e comecei a andar, andar, andar e tudo parecia cada vez mais estranho...Um tanto quanto deserto também. Comecei a perguntar para as pessoas se elas sabiam onde era a minha rua. Nenhuma das cerca de 12 pessoas que questionei sabia. Gente desinformada, pensei. Começou a chover. Parou. Começou de novo. Aff. Ainda não tinha comprado celular,comunicação zero.Andei cerca de 1:30 sem rumo. Estava cada vez mais distante. Cada ser que passava por mim era questionado. (no desespero, estava até entendendo alemão). Meu Deus, e agora? Avistei um supermercado, ALDI. Perto da minha casa tinha um ALDI igualzinho à aquele, só podia ser o mesmo! Estava perto de casa.


Ainda perguntei pra uns dois transeuntes: -Só tem UM Aldi por aqui? Ambos confirmaram. (Aldi é uma rede gigante de supermercados aqui na Alemanha, tem quase em todo canto, claro que eu fui saber disso só depois).
Entrei no mercado, comprei bolacha e água, SEDE. Abri a garrafa com vontade, dou o primeiro gole e putz, aquela goreba tinha gás!! (aqui água é quase sempre com gás, tem que olhar minuciosamente pra achar as OHNE KOHLENSÄURE- sem gás). Fui engolindo aquilo pelo caminho. Mais perguntas, mais respostas negativas. Que buraco de rua era aquela que eu morava? Não era buraco não, o povo que não sabia mesmo, estão muito acostumados com os GPS. Ok, no estacionamento do mercado, uma senhora carregando o porta-malas do carro com compras. Vamos perguntar também, o que custa. - Weißen Sie, wo die Sondermeierstrasse ist? (Você sabe onde fica a rua Sondermeierstr?). Ela reage:- Sim! (arregalei os olhos), é um pouquinho longe, (acho que andei um bom tanto) estou indo naquela direção quer uma carona? Naquele momento veio as lembranças da infância sobre não aceitar nada de estranhos, porém ou era isso ou ficaria alí pra sempre (exagerando um pouco pra história ficar mais legal). Embarquei. No caminho, a simpática mulher ia me contando que tinha uma filha estudando na França e outras coisas, que meu pobre alemão não conseguiu acompanhar. Alguns minutos depois, comecei a reconhecer o lugar, estava de novo "em casa". Agradeci aquele anjo que Deus colocou no meu caminho, ela sorriu, dizendo: - Não tem nada pra agradecer, também ia gostar se alguém fizesse isso pela minha filha". E partiu. Fui caminhando em direção à casa, aliviada. Gott sei Dank!

No domingo, claro que me perdi de novo. Mas não se assustem, consegui me achar. E cá estou, não erro mais o caminho pra casa. Isso que agora minha casa é em outro lugar. Progresso. Fui pra Amsterdam sozinha, com um mapinha na mão e vamos lá. (claro que meu pai só ficou sabendo disso depois)Hehe. Mas isso já é outra história. Então, situações como se perder, podem acontecer, comigo mais, porque eu sou perdida por natureza, mas a gente sobrevive. Então, bora se planejar e correr atrás do que se sonha! Me empolgo e escrevo demais, as infos importantes virão com o tempo..huhu..Tô curtindo essa idéia de ter um blog, vamos ver quanto tempo dura minha empolgação. Por hoje é isso, até mais. :)
Juli

" Auch eine Reise von tausend Meilen beggint mit dem ersten Schritt. " Laotse
(Também uma viagem com mil milhas começa com o primeiro passo)

4 comentários:

Unknown 23 de junho de 2009 às 04:17  

Ach so!
Que massa tá ficando isso daqui!
Saudades!
Bjão e se cuida!

Maggie 23 de junho de 2009 às 17:20  

ahhhhhhh, só pra rir, só não vou rir muito porque pode acontecer com a gente (eu e Binha), que sabemos tuuddddooooo de alemão huahuhaua, muito legal.

Renato 25 de junho de 2009 às 07:02  

Oi Juli, fiz referência tua no meu blog! Valeu pela dica da galera que surfa no rio! =0)

Bjo

Unknown 29 de julho de 2009 às 13:23  

Eu achava que o Aldi só tem aqui na Alemanha. Mas descobri que tem tb na Irlanda! Nao só o Aldi como o Metro!! rsrs...

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

BlogBlogs.Com.Br