domingo, 25 de outubro de 2009

O pedido do visto!

Oláá! Continuando a questão do programa de au-pair, quero comentar sobre o pedido do visto...

Então, pra ser au-pair tem que pedir o visto aqui no Brasil, não dá pra pedir na Alemanha! É necessário ir ao Consulado alemão com os documentos e fazer uma provinha oral, onde o Cônsul faz umas perguntas e decide se te concede o visto ou não (mas nada de pânico, normalmente é bem mais tranquilo do que se imagina).

Como sou de Joinville, tive que ir pra Porto Alegre pra pedir. Tem também em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, se não me engano. Pois então, eu estudei 1 ano alemão num curso da minha cidade. Eles pedem um comprovante de curso, onde consta que você tem conhecimentos básicos do idioma. Quando eu tinha todos os documentos em mãos, (a lista completa de documentos está no site do Consulado!), inclusive o contrato assinando pela família, liguei lá no Consulado pra ter certeza que estaria aberto no dia que eu pretendia ir. Não precisa marcar horário, mas é bom chegar o mais cedo possível, pra garantir. Comprei minha passagem rumo a Porto Alegre, e lá se foram 10 horas de busão até o destino. Ainda lembro da reação do meu pai, quando comprei minha passagem: "Mas você vai sozinha pra PortoAlegre?????" Pois agora, pra quem queria ir sozinha pra Alemanha, Porto Alegre não deveria ser tão difícil.

E lá fui eu, morrendo de medo de não passar no teste e meu sonho ficar cada vez mais distante. (ah, SE acontecer de alguém não passar na entrevista, pode refazê-la).Chegando na rodoviária da capital gaúcha, com o atraso do ônibus, saí voando, comprei qualquer tranqueira pra comer e peguei um táxi. O Consulado é relativamente perto da Rodoviária. Lá, recebi um formulário pra preencher em duas vias, e a guardinha ficou botando pressão que não ia dar tempo, que eu devia ter preenchido em casa (acho que dá pra baixar o formulário no site do consulado e levar preenchido, bem melhor!). Eu suando de nervoso e a bonita agitando. Pois bem, deu tempo sim Dona Guardinha! A mulher do balcão olhou meus documentos, me devolveu alguns que não eram necessários (levei de um tudo, pra garantir), e, claro, faltaram umas cópias, que eu tirei numa banca num beco obscuro que tinha lá perto do Consulado. Ela me perguntou, em alemão "Sprechen Sie Deutsch?" (Você fala alemão?), "Ja" (Sim) afirmei. Ela pareceu acreditar, e por sorte, não me fez mais nenhuma pergunta, falou, em bom português, que era pra eu esperar até ser chamada pra entrevista. Paguei a taxa que na época, custou 104,00 reais, já com a taxa do Sedex inclusa, pra que eu não precisasse ir novamente até Porto Alegre, só pra buscar o visto. O passaporte ficou com eles.

Ok. Quando chamaram meu nome, gelei. Era agora ou nunca.

Na salinha, um senhor me esperava, Stefan, o nome dele.Me fez 5 perguntas:
- Wie heißen Sie? (Como você se chama?)
- Wie haben Sie Ihre GastFamilie kennengelernt? (Como você encontrou sua família?)
- Wo in Deutschland werden Sie wohnen? (Onde você vai morar na Alemanha?)
- Wie viele Kinder hat Ihre Gastfamilie? (Quantas crianças tem sua família?)
- Was machen Sie in Brasilien (O que você faz no Brasil?).

Outras perguntas bem populares: (retiradas da comunidade do orkut, "Au pair in Deutschland") :
- Wie lange lernen Sie schon Deutsch? (A quanto tempo você estuda alemão?)
- Wie alt sind die Kinder? (Quantos anos têm as crianças?)
- Haben Sie Erfahrung in der Arbeit mit Kindern? (Você tem experiência no trabalho com crianças?)

Não há como prever o que será questionado, cada caso é um caso, o Cônsul pergunta o que dá na telha na hora, mas claro, não foge muitas dessas perguntas básicas. O bacana é você estudar essas perguntas. Na comunidade "Au pair in Deutschland", tem tópicos sobre o visto, lá as pessoas contam suas experiências e tem várias perguntas que podem ser feitas. Recomendo passar lá. Eu anotei as perguntei e ficava estudando, me ajudou muito, pois todas as que tive que responder, estavam na lista. Nesse link aqui você encontra o tópico com a lista.

Respondi todas. Agora, como, nem sei. Enrolei bastante, não entendi todas as outras coisas que ele falou, mas demonstrei como se tivesse entendido. Haha. Durou uns 5 minutos nossa super conversa. Aí eu perguntei "Ist das alles"? (Isso é tudo?). E ele afirmou que sim. Me desejou boa viagem e lá fui eu confirmar com a mulher (em português), se era só isso mesmo. E não é que era? Saí toda contente, procurei mais um táxi e fui até o aeroporto. Como eu não podia faltar NENHUM dia na minha faculdade, já que viajaria no final de setembro, e perderia todas as aulas até o fim do ano, voltei de avião, até Curitiba, onde meu pai me buscou. Foi minha primeira viagem de avião. Adorei. Às 18:30 cheguei em Joinville, tomei um banho e fui pra faculdade, onde 2 aulas de Custos e 2 de Ética me esperavam. E assim foi. Fim.

Exatos 2 meses depois desse dia (2 meses é o prazo máximo dado para o visto chegar), chegou um envelope pra mim na caixinha de correio. Dentro, meu passaporte, com um adesivo colorido com minha foto, era meu visto! Agora, era só esperar a data da viagem, e sim, viver o que tanto sonhei.

PS: A passagem eu comprei antes de ter o visto em mãos, uns dizem que é arriscado, pois pode dar algum "problema", e é melhor só comprar quando tiver o dito cujo. Mas quanto antes se compra a passagem, mais barato fica. Mas claro, comprei DEPOIS que eu fiz a entrevista em Poá. Comprei através da CI Intercâmbio, a passagem foi de Estudante e saiu bem mais em conta do que uma passagem normal. Não esqueçam de pedir passagem de estudante quando forem comprar, se a agência não aceitar, dizendo que au-pair não tem direito, vá em outra. Tem direito sim. É dito, que é preciso apresentar um comprovante de que você fará um curso no país de destino. Eu não tinha comprovante nenhum, até porque precisaria primeiro estar na Alemanha pra saber onde eu estudaria, que nível etc e tal. Vim assim mesmo, ninguém me pediu papel nenhum, nem na ida, nem na conexão, nem na imigração.

Estude, deixe o medo em casa e vá com fé. Vai dar tudo certo :)

PS: A propósito, consegui meu novo visto, agora de estudante de línguas, em breve coloco aqui como foi a troca e todo o processo.

bis bald!

Read more...

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Oktoberfest 2009

Animação, muita gente, cerveja, música, diversão. Assim é a Oktoberfest, a maior festa popular do mundo que ocorre
todos os anos em Munique, na Alemanha.
A 176. Oktoberfest iniciou no sábado passado, dia 19 e vai até dia 4 de outubro. Sim, a Oktoberfest daqui começa em
setembro.
A festa tem sua origem em 1810, na ocasião do casamento do príncipe herdeiro Ludwig von Bayern (Ludwig I), com
a princesa Therese von Sachsen-Hildburghausen. O casamento, acompanhado pela população de Munique, contou com
uma grande corrida de cavalos, no lugar onde até hoje é celebrada a Oktoberfest - no Theresienwiese. (o nome foi
dado em homenagem à noiva).
A festa foi um sucesso e repetida ano após ano, até os dias de hoje. Atualmente a festa recebe cerca de 6
milhões de visitantes em cada edição.

Curiosidades:

- A maior pausa ocorreu entre os anos de 1939 até 1948, devido à Segunda Guerra Mundial;
- O recorde de público foi em 1985, quando a festa comemorou 175 anos - 7,1 milhões de pessoas passaram pelo Wiesn;
- A maior das 14 tendas existentes hoje na Oktober é a "Hofbräu-Festhalle", que oferece certa de 10.000 lugares.

Então, pude conferir de perto o primeiro final-de-semana da festa! Munique está lotada, pessoas circulam com os
trajes típicos, "Dirndl" para as mulheres e "Lederhosen" para os homens. Acho que metade da Ásia e da Itália
estão aqui. Hehe. O tempo está colaborando e o clima está total "Gaudi", como dizem no dialeto daqui, que significa
muita diversão, alegria :)


Desfile no Odeonsplatz


Bem-vindos!



Dentro de uma das tendas












A tenda da Hofbräuhas, com os chapéus típicos em primeiro plano















Uma "Maß", de 1 litro (eles não vendem menor!)PROST















Uma das garçonetes. Essa não tava pra brincadeira com seu apito!





Uma foto do Wiesn lá do alto










Read more...

sábado, 12 de setembro de 2009

Oktoberfest se aproxima..

Olá!! Depois de séculos, eis que apareço!
Pois agora, semana que vem começa a Oktoberfest aqui, e a cidade vai virar aquela bagunça!! Vamos ver no que dá...
Por enquanto, um videozinho :" I am from Bavaria", que é em inglês, mas é bacaninha e diz que é pra ser um hit dessa Oktober.

also, bis bald!

Read more...

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Audi Cup - Continuação

Como prometido, um pouco mais sobre a Audi Cup, realizada ontem e quarta, aqui em Munique...
Allianz Arena lotada, todos os ingressos vendidos...Uma loucura mesmo. Apesar de que estádio daqui é muito diferente do que no Brasil né..Nunca fui em um no Brasil, até porque o comum é se ouvir de brigas, muvuca, perigo etc etc. Então, aqui cada um tem seu lugar bonitinho, e , convenhamos a animação não é o forte da galera. Mas enfim, é incrível você ver aquela bolha gigante, subir suas escadas e dar de cara com aquele estádio imenso, lotado, e normalmente vermelho, já que o time daqui, Bayern München, é idolatrado pela população.
Já tinha ido ver um jogo do Bayern x Frankfurt, mas ter a oportunidade de assisitir no mesmo dia, Bayern München, Manchester, Milan e Boca Juniors foi super. Não entendo lá grande coisa de futebol, mas beleza.
O primeiro jogo começou 18:30, e era a disputa pelo terceiro lugar. Milan x Boca Juniors. Não me acreditei quando chegamos atrasadas, olhei pro campo e lá estava o Ronaldinho Gaúcho. Ok, a fase de ouro dele já passou, mas gente, ele ainda é o Ronaldinho! haha. Lá pelas tantas o Milan fez um gol, jogaram um treco com fogo no meio do campo e assim foi o jogo...Quase no final o Boca empata. A disputa foi então para os penâltis. O Boca venceu a disputa por 4 x 3, após Pato errar o penâlti.

O segundo jogo, a final, foi entre o Bayern München e o Manchester. O jogo foi um tanto sem sal, terminando em 0x0. Novamente a decisão foi para os penâltis. Daí começou a ficar legal. Adrenalina. O resultado ficou em 7x6 pro Bayern München.
Pois é, Bayern jogou em casa e foi campeão. Todo mundo contente. :)
Videozinho super amador que eu fiz:


Até a próxima!!

Read more...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Audi Cup em Munique

Bayern München é o campeão da Audi Cup!!!

E eu tava lá assistindo!! Uhul. Arena lotada, 68.999 pessoas e eu!
Ok, assim que possível escrevo um post decente sobre isso. Agora acabei de chegar e preciso dormir!!!
Só pra constar, a marca de carros Audi fez 100 anos e em comemoração houve uma "copa" aqui em Munique, no Allianz Arena. 4 times disputaram: Bayern München, Milan, Manchester United e Boca Juniors. Ontem teve 2 jogos e foi decidido quem ia pra final e quem disputaria o 3. lugar.
E hoje foram os 2 jogos finais.
Pra disputar o 3. lugar: Boca Juniors x Milan. Vitória do Boca nos penâltis.
FINAL: Bayern x Manchester. Vitória sofrida do Bayern, também nos penâltis.

UHUL.

Em breve uma descrição mais decente, fotos e vídeos amadores :)

FC Bayern Stern des Südens...

Read more...

sábado, 25 de julho de 2009

Gramática alemã na net

Hallo!!
Pois então, esqueci completamente da existência disso aqui.
Ich lebe noch (tô viva!) :)

Acabei de achar na net aquela gramática de alemão com explicações em português que citei a alguns posts atrás. Clique aqui pra ver.

Bom proveito!

Schönes Wochenende (bom f.ds.)!

Read more...

sábado, 4 de julho de 2009

Alemão - Artigos

Ae,


A dica hoje é: aprendam as palavras em alemão COM o artigo!! Isso é muuito importante, eu tenho grandes problemas porque conheço a palavra, porém não lembro o artigo e consequentemente cometo erros, pois não consigo declinar certo!!! Aff. Ex:

Cadeira = Stuhl, (beleza, mas faça assim:)
A cadeira = DER Stuhl

Ah, e o plural também:

A cadeira = der Stuhl.
Plural: die Stühle (substantivos são escritos com letra maiúscula)

No alemão tem-se 3 artigos:

- Der (masculino) - em português "0"
- Die (feminino) - em português "a"
- Das (neutro) - não temos em português :)

Boa notícia: o plural é sempre "die".

O artigo é fundamental, com o tempo se percebe cada vez mais sua importância...É uma das primeiras coisas que se aprende e vai nos seguir pra sempre. Existem algumas regrinhas pra descobrir qual o artigo da palavra, dependendo da terminação da palavra, mas muitas vezes tem exceções e o negócio é mesmo aprender (decorar) sempre o artigo junto com a palavra. Daí também vem a importância de um bom dicionário, como comentei a alguns posts atrás, que traga essas informações. A questão de declinação é mais pra frente, o importante é não aprender as palavras "soltas". :)

Semana passada fez 9 meses que tô aqui, caraca. Meu visto vale até final de setembro, e minha viagem de volta tá marcada pra 26 de setembro. Porém, a família aqui me convidou pra ficar mais. Aceitei, mas no máximo até fevereiro, porque em março começa a faculdade... E agora, estou na novela de conseguir um novo visto...Aiai, burocracia..Mas até que não dá pra reclamar, porque já ouvi que outras cidades são bem mais complicadas que Munique. O mais xarope é legalizar e traduzir diploma brasileiro. Não tem nenhum tradutor juramentado em Joinville! Só Blumenau, Itajaí ou Floripa. Ok. Espero que meus documentos cheguem a tempo e que o pessoal aqui esteja de bom humor e me dê outro visto. Senão, em setembro tô chegando aí. Só vou saber a decisão mês que vem, e isso me agonia. Até porque o meu objetivo é fazer a prova do nível C1 do Goethe Institut, maas se não prolongarem meu visto, não vai dar tempo! Tenho que estudar muuito ainda pra fazer essa prova...Ok, parou o muro das lamentações. Deus resolve. E eu estudo (ou tento).















No mais, é verão e tá massa (apesar das trovoadas loucas). Uns 28 C. E o pessoal já suando. Não sei da onde, não tá tão calor assim, huhuhu.
Até mais!

Read more...

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

BlogBlogs.Com.Br