sábado, 20 de junho de 2009

Au-pair - o que, quando, onde

Au-pair é o nome do programa de intercâmbio pelo qual eu vim parar aqui na Alemanha. Recomendo muito e vou passaras infos pra quem se interessar em fazer também.

"Au pair" provém do francês e significa "na base da reciprocidade". Ambas as partes tiram proveito em uma relaçãoAu Pair. O objetivo de uma permanência como Au-Pair é que jovens estrangeiros podem aperfeiçoar seus conhecimentosda língua alemã e ampliar seus conhecimentos gerais através de um melhor conhecimento do país hóspede.
Fonte: Embaixada da Alemanha no Brasil.
Ou seja, você vai para um país estrangeiro, mora com uma família nativa, auxilia com as crianças e com serviços domésticos leves, e em troca recebe moradia, alimentação, seguro saúde, possibilidade de estudar a língua e uma mesada ou "dinheiro de bolso" (Taschengeld). Na Alemanha o valor mensal é de 260€. Esse programa existe em diversos países, com regras um pouco diferentes. Alemanha, França, Holanda, Dinamarca, Áustria, Suíça, Suécia, EUA são alguns deles. Na Inglaterra e na Irlanda o programa não é legalizado, mas muitas meninas vão como estudante, mas na realidade trabalham como au-pair, o que eu NÃO aconselho.

O que eu acho mais bacana no programa é a possibilidade de fazer intercâmbio por um preço acessível. Lógico,você não vai só pra estudar e curtir, é trabalho também! Mas pra mim e pra muitas pessoas foi a forma encontrada de realizar um sonho que parecia muito distante sob o ponto de vista orçamentário.
A idéia do programa é muito bacana, você mora com uma outra família, se insere na cultura, aprende muuita coisa mesmo. Minhas metas aqui sempre foram aprender alemão e viajar, mas se aprende tanto sobre tanta coisa que faz o programa valer ainda mais a pena. Muitos olham só sob a ótica que você vem pra cá pra ser "babá e doméstica", e meio que desmerecem o programa, cara, sim, você cuida das crianças, sim, você ajuda na casa, então o nome que quiserem dar tanto faz. Eu acho tolice quando ouço esses tipos de comentários, a gente muda muito quando faz uma coisa assim, vai pra um outro país, outra língua, outra cultura, costumes, não tem mais mamãe nem papai. Querendo ou não você tá sozinha e é aí que você aprende a se virar, que o mundo é bem maior do que você imagina, que as possibilidades são imensas e então, você cresce demais.

Problemas e conflitos sempre tem também, eu mesma vivenciei momentos bem difíceis, troquei de família, mas graças a Deus tudo foi resolvido e hoje vejo que também foi muito importante, que eu devia passar por tudo isso. Tenho mais alguns meses pela frente, e sei que vou aprender muuito mais ainda.

Por isso, recomendo muito pra quem tem vontade de fazer algo assim, morar fora do país, e não tem grana suficiente pra se bancar. Imagine quanto não se gastaria pra ficar 1 ano aqui na Alemanha por exemplo, tendo que pagar aluguel, mais os custos do apto - luz, agua, aquecimento, alimentação, transporte, curso, internet, telefone etc e tal. E o pior, em EUROS. É muito caro mesmo.
As infos a seguir são referentes a Au Pair na Alemanha, quem quiser saber mais sobre regras em outros países, sugiro pesquisar na internet e em especial em comunidades do Orkut, como "Au pairs na Europa", "Au pair na Holanda", etc. Normalmente as comunidades são muito informativas, o pessoal ajuda muito nos fóruns, dando infos e dicas. Muita coisa que eu sei veio através de comus do orkut.

Algumas regrinhas:
- mínimo 18 anos e máximo 24, para o início do contrato;
- conhecimentos básicos da língua alemã, equivalente ao A1 (é preciso para obter o visto e, claro, pra se virar um pouco no começo);
- na família contratante, pelo menos um membro adulto deve possuir nacionalidade alemã, ou de um país da Comunidade Européia, do Âmbito Econômico Europeu ou da Suíça;
- na família contratante deve-se falar alemão como língua materna;
- o candidato não pode ter vínculos parentescos com o casal contratante;
- o programa tem duração máxima de 1 ano (não pode ser prorrogado) e mínimo de 6 meses.
Fonte: Informativo da Embaixada da Alemanha no Brasil

Ah, Au pair não é só pra meninas não, cada vez mais meninos tem vindo pelo programa, em especial para a Alemanha.

Ok, então seria mais ou menos nessa sequência:
Informar-se, encontrar uma família, obter o visto, viajar! E antes, durante e depois estudar MUITO alemão.

Não é obrigatório ter uma agência para vir para a Alemanha. Mas eu recomendo muito. Depois passo as infos de agência.
Espero que as informações tenham ajudado a clarear os conceito do Au- pair. No site da embaixada, (link no início do post), tem todas as informações necessárias. Dúvidas estou à disposição, informe-se e esclareça todas as dúvidas ANTES de vir, daí com certeza você vem bem mais preparada (o) e segura (o). Nos próximos posts irei explicar todo o processo de encontrar família, direitos e deveres da au-pair e da família, agência, visto etc. E também dicas que considero importantes. :)

Até a próxima!

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Spain by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP  

BlogBlogs.Com.Br